Afinal, muitas pessoas têm optado por colocar a mão na massa e construírem prateleiras, bancadas, quadros e qualquer outro objetivo da sua maneira. Essa iniciativa proporciona o crescimento da valorização do trabalho em família, por exemplo.
Com isso, juntar a família em um fim de semana para construir a nova mesa de jantar da sala pode ser uma ótima saída para unir os familiares e desenvolver algo único. Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas de decoração de apartamento.
Decoração de apartamento: o que é DIY?
Essa técnica, ou melhor esse conceito, tem relação direta com a construção de objetos e decorações sem a necessidade de um profissional. Ou seja, você pode juntar o maquinário necessário e criar seu próprio item de decoração.
Entre os objetos de decoração de apartamento mais desenvolvidos a partir da técnica do DIY estão mesas, quadros, prateleiras, vasos e cadeiras. Além disso, o DIY tem relação direta com o reaproveitamento de materiais, proporcionando a sustentabilidade.Importância do DIY para decoração de apartamento
A partir do reaproveitamento de materiais é possível com uma boa pitada de criatividade criar itens decorativos jamais imaginados e com baixo custo. Aquela garrafa vazia de gin ou whiskey, por exemplo, pode virar um porta sabonete líquido ou até mesmo um abajur.
Existem diferentes maneiras de criar uma decoração mais pessoal sem gastar muito, o importante é transformar objetos sem muito uso em outros úteis. Por isso, o DIY é importante para melhorar a decoração do apartamento gastando menos.
Além disso, o processo de decoração de apartamento através do DIY pode ser extremamente benéfico para o fortalecimento dos laços familiares.
Ou seja, pais podem se juntar aos filhos e criarem novas decorações, casais podem passar o fim de semana pintando aquela parede que estava um pouco mais velha.
3 dicas de decoração de apartamento a partir do DIY
Por isso, para aproveitar melhor os espaços ou objetos quebrados ou de pouco uso, confira algumas dicas do que fazer para melhorar a decoração de apartamento.
1- Garrafas de vidro
A partir de uma garrafa vazia de vinho, whiskey, vodka ou outra bebida você pode criar abajur, copo, luminárias, saboneteiras, dispensers e muito mais. Para criar uma saboneteira líquida, por exemplo, basta comprar uma tampa com cabo da altura da garrafa.
Após isso, é só encher ela com o sabonete líquido de sua preferência e colocar no lavabo por exemplo e deixar seus convidados se surpreenderem com a novidade. Outra dica é comprar alguns pisca-piscas e colocar dentro da garrafa e fazer uma luminária.
2- Madeira
A madeira é outro material muito encontrado em decorações e costumeiramente comprar uma mesa, uma cadeira e outros objetos de madeira tem um custo alto. Por isso, por que não criar você mesmo um jogo de bancos e mesas para sua casa?
Sabe aqueles caixotes de madeira de feira? Então, se bem conservados e recuperados podem ser excelentes para decoração de apartamento. Para fazer um jogo basta pegar 5 caixotes na feira mais próxima da sua casa.
Depois, procure limpar e lixar todos eles para deixar o mais liso possível. Você pode optar por pintar de uma cor que goste ou deixar em tom de madeira mesmo. Depois disso, separe quatro para banco e um para mesa de centro.
Nos quatro que servirão de bancos, prenda um estofado bonito e que combine com as outras decorações, no caixote da mesa, prenda um pedaço de vidro. Pronto, seu jogo de caixotes de madeira está pronto.
Esses caixotes também podem ser ótimos para serem utilizados como nichos organizadores e prateleiras. Para isso, é preciso alguns parafusos e uma furadeira. Depois é só prender na parede e criar uma decoração de apartamento mais moderna e rústica.
3- Jardim
Todos eles podem ser transformados em um local para você colocar suas plantinhas. Para isso, é importante usar a criatividade e garantir que os vasos inovadores ofereçam a qualidade de vida que cada tipo de planta necessita.
Conclusão
A técnica de DIY é extremamente importante para diminuir o desperdício e acúmulo de lixo que pode facilmente ser reutilizado. Por isso, antes de jogar um objeto fora, que esteja até mesmo quebrado, pense no que ele pode se transformar.
Construir seu próprio jogo de bancos e mesa, sua própria luminária ou saboneteira. Além de gratificante e único, também pode ser muito importante para proporcionar um ambiente mais harmônico e de interação entre os familiares, realizando as construções juntos.